Primeiro equipamento de ressonância magnética vindo do Japão é instalado no Hcal

O Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal) concluiu a etapa física de instalação do primeiro aparelho de ressonância magnética, que veio diretamente do Japão. Com isso, inicia-se a fase de instalação eletrônica, que inclui energização do equipamento e testes de funcionamento.

Luiz Carlos, responsável técnico do Setor de Imaginologia do Hcal, destacou a importância da tecnologia avançada do equipamento. “O equipamento de ressonância magnética terá capacidade de fornecer imagens de alta qualidade e em diferentes planos anatômicos permitindo uma visualização detalhada das estruturas internas do corpo, auxiliando no diagnóstico preciso de uma ampla gama de condições médicas. Ter toda essa tecnologia instalada no Hcal será o marco na oferta deste serviço à população do nosso estado”.

O equipamento será crucial para diagnósticos detalhados de problemas como aneurismas, tumores, alterações articulares e lesões em órgãos internos.

Sobre a Ressonância Magnética

A ressonância magnética é um exame de imagem não invasivo e indolor que utiliza campo magnético, em vez de radiação, para produzir imagens detalhadas do corpo. Essa tecnologia é considerada um dos maiores avanços da medicina, permitindo diagnósticos mais precisos e seguros.

Com a conclusão desta etapa, o Hcal dará um passo significativo na modernização do atendimento de saúde no estado, ampliando o acesso a exames de alta complexidade.

Foto: Gabriel Maciel/Sesa