Primeiro domingo do Macapá Verão 2022 teve fiscalização contra uso de cerol e linha chilena

Empinar pipa é uma das brincadeiras mais populares que existe. A disputa entre jovens é tradição nas férias escolares. Para garantir que a animação da garotada seja em segurança, a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) iniciou neste domingo (3), a ação “Pipa sem cerol, brincadeira consciente”. A fiscalização se estende durante todo o mês de julho, nos balneários e bairros da capital, durante a programação do Macapá Verão 2022.

No primeiro domingo de evento, a Guarda Municipal recolheu 11 rolos de linhas encerradas na Fazendinha. O material foi apreendido e as pessoas receberam advertências quanto ao uso. ‘’A equipe de fiscalização abordou todas as pessoas com a pipa, para verificar se estavam adulteradas com cerol. Se constatado, o material é recolhido. Em caso de menores de idade, os pais são chamados para esclarecimentos. Para aqueles com maioridade, é realizada orientação sobre a proibição, apresentando lei que permite a punição dos infratores. Ao todo, cerca de 40 pessoas são abordadas a cada hora.”, explica o inspetor Roberto Junior.

Lei do Cerol
A Lei n° 1.455/05, conhecida como “Lei do Cerol”, proíbe o uso do material cortante em linhas de pipas nos logradouros públicos de Macapá, pois em contato com a pele, pode causar profundos cortes, assim como a linha chilena. “O uso das linhas chilenas e cerol é proibido em Macapá, pois podem ocasionar acidentes terríveis. Infelizmente algumas pessoas não pensam no próximo. Um corte ocasionado pode ser fatal”, destaca a comandante da Guarda Municipal, Joeva Reis.

(Ascom/PMM)