PRF no Amapá orienta sobre o uso correto da faixa da esquerda para evitar multas e acidentes
Sabe aquele motorista que insiste em ocupar a faixa da esquerda sem necessidade? Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Amapá, essa prática é comum e ocorre por desinformação, distração ou até mesmo falta de educação no trânsito.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a faixa da esquerda deve ser utilizada apenas para ultrapassagens e para o deslocamento de veículos em maior velocidade. Além disso, ao perceber que outro veículo deseja ultrapassar, o condutor deve mudar imediatamente para a faixa da direita. Caso contrário, estará sujeito a uma infração média.
Outro ponto importante: veículos de maior porte devem, preferencialmente, trafegar pela direita, exceto ao realizar ultrapassagens.
Em situações de emergência, todos os condutores devem liberar a faixa da esquerda para viaturas da PRF, ambulâncias e veículos de socorro a incêndios que estejam com sinais sonoros e luminosos acionados. O descumprimento dessa regra é considerado infração gravíssima.
Infrações e penalidades
- 185 II – Não manter veículo lento ou de maior porte na faixa da direita: Infração média
- 198 – Não ceder passagem pela esquerda quando solicitado: Infração média
- 189 – Não dar passagem a veículos de emergência devidamente identificados: Infração gravíssima
Para conscientizar os motoristas sobre o uso correto da faixa da esquerda e as consequências do descumprimento das regras, a PRF divulgou um vídeo em suas redes sociais. O policial rodoviário Jean Pantoja explica as orientações e reforça a importância da educação no trânsito.
Foto e vídeo: PRF/Divulgação