PRF faz ação educativa com uso de óculos simulador de embriaguez no AP; veja como foi a experiência

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou nesta sexta-feira, 19, uma ação educativa com o uso do óculos que simulam os efeitos da embriaguez, com o objetivo de demonstrar, de forma lúdica, como é perigoso misturar bebida e direção.

Os condutores que passavam pelo local eram convidados a participar da dinâmica, que consistia em movimentos como contornar cones sinalizadores e lançar bolinha ao cesto.

A ideia é proporcionar aos motoristas a sensação de embriaguez e com os efeitos sentidos com o uso do equipamento conscientizá-los de que a bebida alcoólica afeta suas percepções de visão e reflexo.

A campanha faz da “Rodovida”, a maior operação de segurança viária do país, que abrange desde as festas de fim de ano, férias escolares e o feriado de Carnaval.

Dados da PRF mostram que de 1º a 18 de janeiro de 2024, foram registradas 21 ocorrências de alcoolemia por constatação e 25 por recusa.

“É uma atividade preventiva que a gente focou na questão da embriaguez ao volante. Realizamos essa dinâmica usando o óculos simulador convidando motoristas e passageiros com o objetivo de conscientizá-los dos riscos de acidentes ao dirigir embriagado. De quanto perder a noção de espaço é prejudicial”, destacou o porta-voz da PRF, Jean Pantoja.

Veja como foi a experiência com os participantes:

Fotos e vídeo: PRF/Divulgação