Presidente do TRE/AP participa de encontro com o ministro do TSE sobre cibersegurança

O encontro foi realizado na sexta-feira (25) em Brasília. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin,  reuniu com presidentes e representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) da Região Norte do país. O desembargador Gilberto Pinheiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), participou da reunião que discutiu cibersegurança e a integração entre os TREs e o TSE, com foco na política de segurança da informação.

O ministro Edson Fachin falou sobre segurança nas Eleições 2022 e disse que o TSE precisa estar ainda mais preparado para lidar com os possíveis ataques virtuais, a fim de proteger os computadores e os dados da instituição. O desembargador Gilberto Pinheiro registrou que em junho acontecerá o Seminário Internacional Eleitoral e que o TRE sugeriu a elaboração e distribuição de cartilhas sobre o processo eleitoral.

“Nós temos, por exemplo, para o combate da desinformação, o projeto de inclusão digital, voltado para a formação de opinião. Intensificamos nossos esforços para informar e explicar como funciona o processo eletrônico de votação para professores, trabalhadores, líderes religiosos, políticos, comunicadores, enfim para a sociedade. A urna eletrônica é confiável, ágil e segura, além disso, minimiza as possibilidades de fraude”, afirmou o desembargador Gilberto.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá