Prêmio Prefeitura Empreendedora: veja quem são os vencedores no AP

O presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, a diretora técnica, Suelem Amoras e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, receberam prefeitos e caravanas de onze municípios do Amapá, na cerimônia da XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), realizada na sede da instituição em Macapá, na manhã desta terça, 2.

O evento reuniu cerca de 250 convidados, entre eles, prefeita, prefeitos, secretários da gestão municipal, lideranças e autoridades empresariais, municipais e estaduais.

O presidente do Conselho do Sebrae, Josiel Alcolumbre, falou que o prêmio, além de reconhecer as boas práticas municipais, objetiva estimular a inovação no setor público, contribuir para a ampliação das capacidades municipais, promover a aprendizagem e inspirar novos projetos e ideias, reforçando o papel do Sebrae de parceiro dos municípios.

A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, destaca o momento especial para o empreendedorismo.

“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento e disseminação de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais, com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial”, disse.

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

Nesta edição, o PSPE recebeu a inscrição de 18 projetos, de 10 municípios. Os vencedores foram destaques nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural e Cidade Empreendedora.

Veja quem são os vencedores

A prefeitura do Município de Pedra Branca do Amapari é a vencedora estadual da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, por obter a maior soma de pontuação do conjunto nos critérios – Impacto nos Negócios Locais; Relevância do Problema Abordado; Inovação & Criatividade; Sustentabilidade; Impacto Econômico; Participação & Inclusão; Capacidade de Atuação em Rede; Potencial de Inspiração; Comunicação & Transparência e Avaliação & Monitoramento.

Na categoria Sala do Empreendedor, quem levou o prêmio foi a prefeitura de Pracuúba, com o projeto Sala do Empreendedor em Pracuúba. O espaço representa um marco no fomento ao empreendedorismo local, visando a simplificação do processo de abertura e regularização de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais.

A vencedora na categoria Compras Governamentais – Projeto Fomentando o Desenvolvimento Regional – Prefeitura foi Vitória do Jari. O projeto incentivou a formalização e contratação de Microempreendores Individuais – MEI, para realizar os serviços de transporte escolar, fomentando a economia e gerando empregos a diversas famílias ribeirinhas.

Pedra Branca do Amapari ganhou na categoria Empreendedorismo na Escola – Projeto Pedra Branca Educa+. Utiliza a abordagem teórica e prática do empreendedorismo como instrumento para gerar competitividade para os futuros empreendedores do município (crianças, adolescentes, jovens e adultos). Estimula a Educação Empreendedora, incluindo robótica, música, dança, idiomas e habilidades empreendedoras, através do Programa Cidade Empreendedora, nos Projetos Jepp e Despertar.

Na categoria Inclusão Produtiva – Projeto Sabor&Ar, a vencedora foi a prefeitura de Laranjal do Jari. O projeto nasceu da necessidade de superação das vulnerabilidades socioeconômicas, de famílias da Comunidade Samaúma, situada às margens do Rio Jari. Considerando o potencial natural e o conhecimento local, foi desenvolvido para sensibilizar a comunidade sobre o empreendedorismo e a inclusão social, contribuindo ao bem-estar das famílias através da comercialização de pratos típicos.

Vencedora na categoria Turismo & Identidade Territorial – Projeto Festival do Pirarucu quem levou a premiação foi a prefeitura de Cutias. É uma iniciativa com oportunidades de negócios, que possibilita aos empreendedores, a geração de renda, onde todos podem ser competitivos de forma inclusiva e com igualdade de oportunidades de negócio, promovendo economia local.

Na categoria Sustentabilidade & Meio Ambiente – Projeto Amapari Sustentável – o prêmio foi para a prefeitura de Pedra Branca do Amapari. O Projeto foca em transformação, do saneamento e da coleta seletiva, assegurando água potável e o uso responsável dos recursos, incentivando o reaproveitamento de rejeitos orgânicos, engajando a comunidade em práticas ambientais sustentáveis. Agrega duas iniciativas estratégicas: O Projeto Gotas de Vida, que disponibiliza o fornecimento de água potável para a população; e o Projeto Composta Amapari, que dá a destinação adequada aos resíduos orgânicos provenientes das empresas e das famílias.

Vencedora na categoria Empreendedorismo Rural – Projeto Programa de Boas Práticas da Agricultura Familiar (PBPAF) foi Ferreira Gomes. Incentiva e acompanha os produtores rurais locais para a diversificação de gêneros, proporcionando a inserção de novos sabores e produtos frescos e de qualidade, garantindo a segurança alimentar aos estudantes do município.

Quem ganhou na categoria Cidade Empreendedora – Projeto Inova Santana – foi a prefeitura Municipal de Santana. Proporciona o ambiente físico adequado para o empreendedor, como a Sala do Empreendedor e a Sala de Atendimento ao Contribuinte. Também disponibiliza ambientes acolhedores para o acesso às informações do território, formação de jovens, promovendo a economia local.

“O PSPE valoriza as ações exitosas dos gestores públicos municipais vislumbrando o desenvolvimento local, garantindo a geração de emprego e renda nas cidades”, disse o prefeito de Amapá, Carlos Sampaio, presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap).

Avaliadores

Os projetos foram analisados pela comissão julgadora composta pelo Centro de Empreendedorismo da Amazônia; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Amapá (Senai/Ap); Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e Sebrae.

Reconhecimento

Na solenidade do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, os dez municípios com projetos inscritos receberam homenagem do Sebrae em reconhecimento pela implantação de iniciativas inovadoras para a melhoria do ambiente de negócios, contribuindo para o crescimento econômico, social e sustentável.

Os finalistas do PSPE 2024 foram os prefeitos Carlos Sampaio (Amapá); Márcio Serrão (Laranjal do Jari); Beth Pelaes (Pedra Branca do Amapari); Ary Duarte (Vitória do Jari); Divino Rocha (Ferreira Gomes); Bala Rocha (Santana); José Maria Bessa (Porto Grande); Breno de Almeida (Oiapoque); Raimundo Amanajás (Cutias); e Junior Leite (Pracuúba).

Etapa Nacional

Na premiação nacional da 12ª edição do PSPE participam os vencedores da fase estadual e serão conhecidos na solenidade, a ser realizada em Brasília (DF), no dia 11 de junho.

Por Ascom/Sebrae