Prefeitura do Jari decreta situação de emergência em função da cheia do rio

O prefeito de Laranjal do Jari, no sul do Amapá, Márcio Serrão, decretou nesta segunda-feira (28), situação de emergência no município, considerando que desde o dia 15 de março,  a cidade vem sofrendo inundações, em função do aumento do nível do rio Jari, que chegou em 2,48 metros, acima do normal, que seria de 1,60 metros.

Já foram afetados os bairros Samaúma, Malvinas, Centro, Três Irmãos, Santarém, Sagrado Coração de Jesus, Nova Esperança, Mirilândia, Prosperidade e Agreste, além das comunidades São José e Padaria. Quase oito mil pessoas foram impactadas pela cheia.

A medida foi tomada em decorrência da gravidade da situação, com a existência de famílias desalojadas, inclusive com agendamento de remoções para abrigos públicos nas próximas 24 horas; a tendência de aumento do nível do rio Jari em abril e maio; e a incidência de surtos de doenças como a leptospirose e diarreia em consequência da cheia.

O decreto de situação de emergência prevê , entre outras providências,  convocação de voluntários, realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade,  com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pela cheia; e também a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de assistência à população atingida, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres.

O prefeito Márcio Serrão, falou em vídeo, sobre a situação no município. VEJA.


Confira o decreto na íntegra: