Prefeitura de Santana entrega os novos prédios do CRAS e CREAS Paraíso
A Prefeitura de Santana irá inaugurar, nesta quinta-feira, 17, às 9h, os novos prédios onde funcionarão os atendimentos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que possuem o nome fantasia “Paraíso” em alusão ao bairro onde estão localizados.
O CRAS é destinado à proteção básica e oferece diversos serviços, programas e benefícios para a população, visando prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos comunitários e familiares, tendo como principal objetivo o desenvolvimento de autonomia, protagonismo e as potencialidades dos indivíduos. Já o CREAS tem como atribuição oferecer serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento de famílias e indivíduos em situação de violação de direitos, reconstruindo e fortalecendo vínculos familiares e comunitários, com um atendimento de natureza protetiva para quem busca atendimento.
Os novos prédios ficam localizados na Rua Osvaldo Cruz, esquina com a Avenida São Paulo Apóstolo, no bairro Paraíso. A estrutura física do CREAS conta com recepção, salas de atendimento individual e familiar, auditório, sala de administração e coordenação, e sala do corpo técnico. A estrutura física do CRAS conta com recepção, sala de atendimento psicológico, sala de assistência social e multifuncional, para realização de oficinas, palestras e cursos.
Em ambos os prédios, os atendimentos ao público iniciaram hoje, quarta-feira, 16, e são realizados pelo CREAS no horário das 07h30 às 18h, sem intervalo para o almoço. Os serviços ofertados são: Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos (PAEFI) com Violação de Direitos; Atendimento e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas (MSE) de Liberdade Assistida (LA); Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); serviço especializado em abordagem social e serviço especial pra pessoas com deficiência, idosos e suas famílias.
O CRAS realiza atendimentos das 8h às 17h30, com horário ininterrupto. Seus serviços são: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV); serviço de proteção social básica no domicílio para pessoa com deficiência e idosa; benefícios eventuais como cesta básica, kit bebê, auxílio funeral, entre outros; realização de atendimento particularizado e visitas domiciliares; realização de oficinas e trabalhos socioeducativos com as famílias; busca ativa nos bairros e benefícios como o Cadastro Único, Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).