Prefeitura de Pedra Branca lança projeto de criação de galinhas caipiras em propriedades rurais
Um incentivo para 50 mulheres produtoras rurais iniciarem a criação de galinhas caipiras e poedeiras está sendo implementado pela Prefeitura de Pedra Branca do Amapari.
O programa “Saber Fazer” se destina a financiar projetos com recursos do CFEM que contemplem a construção de um aviário de 36 m², com bebedouros, 100 aves, medicamentos, capacitação, acompanhamento técnico e veterinário, ração para os ciclos inicial, crescimento e postura.
“Os produtores criam e a prefeitura será uma das principais clientes. Sabemos a importância de uma boa alimentação na primeira fase da vida de uma pessoa. Vamos além disso, incentivar e fomentar a produção dos pequenos produtores da nossa cidade”, destacou o vice-prefeito Marcelo Pantoja.
O “Saber Fazer” pertence à Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semap) e terá o apoio de consultorias aos avicultores, boas práticas de manejo e qualidade na produção a serem realizadas pelo Sebrae Amapá por meio do Projeto de Avicultura.
Através da consultoria também será possível fazer o registro de granja avícola das propriedades, tanto das pequenas quanto das grandes propriedades.
A meta do projeto é ambiciosa: transformar a criação de galinha caipira – que a maioria dos produtores desenvolve de forma amadora quase exclusivamente para consumo próprio – em uma atividade econômica lucrativa e se expanda ao ponto de garantir a venda para outras regiões do estado.
“Produzir galinha caipira, em tese, todo mundo sabe. Mas é possível ir além disso. Esse mercado tem potencial gigantesco”, garante o secretário de agricultura Francisco Carmo.
Por Ascom/Prefeitura de Pedra Branca do Amapári