Prefeitura de Laranjal restaura cruz que marca expedição nazista na Amazônia
A Prefeitura de Laranjal do Jari devolveu ao local de origem e revitalizada a cruz com suástica e escrituras alemãs, fincada há 87 anos na orla do município, que marca a expedição misteriosa nazista na Amazônia.
Um turista encontrou o monumento histórico caído no chão, em julho do ano passado. A Secretaria Municipal de Cultura resgatou a estrutura para o processo minucioso de restauração.
Segundo o secretário de Cultura, Jairo Guerreiro, a cruz foi derrubada e arrastada por cerca de sete metros do local de origem, diante da força da enchente do Rio Jari que atingiu a região em 2022.
O gestor destaca que a estrutura é importante para a história da Amazônia, que foi alvo de diversas tentativas frustradas de colonização e outros atividades ainda misteriosas até para estudiosos da área.
“Nós construímos uma base [para a cruz] e devolvemos ao local de origem, haja visto que o momento é muito importante para o nosso processo histórico que contém uma série de mistérios”, enfatizou Guerreiro.
A cruz compõe a sepultura do pesquisador alemão, Joseph Greiner, que morreu no dia 2 de janeiro de 1936, de acordo com a escritura. Ele teria adquirido uma doença endêmica comum na região tropical.
Veja abaixo a entrevista do Secretário Municipal de Cultura de Laranjal do Jari, Jairo Guerreiro:
Fotos: Secretaria Municipal de Cultura/Laranjal do Jari