Prefeito Dr. Furlan usa redes sociais para alertar a população sobre a gripe H3N2

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, tem usado as redes sociais para alertar a população sobre a necessidade de se atentar aos sintomas da gripe H3N2 mediante ao aumento de casos na capital.  Ele faz um apelo para que as pessoas se vacinem e procurem os postos de saúde em caso de dúvidas.

Por fim, o prefeito destacou nas postagens como identificar os sintomas do H3N2, medidas de prevenção e alertou sobre o perigo da gripe evoluir para o quadro mais grave.

O que é H3N2

O H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, causador da gripe comum. A depender do quadro de cada paciente, a síndrome gripal pode evoluir para síndrome respiratória aguda grave. Nem todos os casos de influenza H3N2 necessitam de internação. Na maioria deles, os sintomas são leves, como uma gripe simples

Prevenção

As recomendações são as mesmas para evitar contaminação pelo coronavírus: uso de máscaras, arejamento dos ambientes,  distanciamento social e lavagem das mãos

Sintomas

Para caracterizar a doença, deve se apresentar ao menos dois dos seguintes sintomas: febre, tosse, dor de garganta, fraqueza, dor muscular, calafrios, dor de cabeça, coriza e falta de ar.

Transmissão

A transmissão do vírus H3N2 acontece por meio do ar através de gotículas que ficam suspensas no ar quando a pessoa  gripada tosse, fala ou espirra, além de também poder acontecer por meio do contato direto com pessoas infectadas.

Dr. Furlan informou que o Instituto Butantan anunciou que em janeiro de 2022 já começa a produzir vacinas específicas para essa cepa de H3N2.


O que os médicos falam sobre o tratamento

Sobre o tratamento contra a síndrome gripal, os médicos orientam principalmente repouso, ingestão de líquidos, aerossol, soro fisiológico no nariz e uso de expectorantes receitados, nos casos de gripe comum. As pessoas acima de 60 anos ou abaixo de 2 anos de idade ou com doenças crônicas, que estejam gripadas, devem procurar atendimento médico.