Prefeito de Macapá decreta situação de emergência por causa das fortes chuvas
O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, decretou situação de emergência na cidade na tarde desta terça-feira, 13, por causa das fortes chuvas que atingem a região metropolitana desde a madrugada.
Vários pontos da capital estão alagados. A água invadiu casas e comércios, e o Canal do Beirol transbordou.
“Desde a madrugada, estamos acompanhando com preocupação o quantitativo de chuvas na cidade. Teremos uma nova maré às 18h, e em virtude disso e do comunicado da Defesa Civil que fala do alerta Laranja, estamos decretando situação de emergência em Macapá. Buscaremos todas instâncias para que o povo seja assistido de forma urgente”, destacou o prefeito.
O decreto tem validade tem 180 dias.
A Defesa Civil Municipal segue monitorando e mapeando os pontos críticos.
“É uma situação atípica na cidade, e esse é um posicionamento muito acertado. Iremos fazer todos esforços para que essa situação de emergência possa surtir efeitos positivos para a população”, disse Aldair Santos, coordenador da Defesa Civil.
O Núcleo de Hidrometeorologia (NHMET) do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) espera mais chuvas para os próximos dias e alerta para chuvas fortes combinadas com a alta da maré do Rio Amazonas.
Foto: Reprodução/Redes Sociais