Polícia prende em flagrante uma mulher com drogas e R$ 7 mil durante operação em Macapá

A Polícia Civil do Amapá deflagrou nesta segunda-feira, 17, a terceira fase da operação “Vênus” de combate ao crime organizado no estado. Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão em Macapá nos bairros Congós, Perpétuo Socorro, Julião Ramos, Muca, Jardim Marco Zero, Cidade Nova, Pacoval, São Lázaro, e Infraero I.

A ação contou com o apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco). Durante o cumprimento dos mandados, uma mulher, um dos alvos da operação, foi presa em flagrante com drogas e cerca de R$ 7 mil em espécie.

De acordo com o delegado Ismael Nascimento, titular da Divisão de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), as investigações revelaram que os indivíduos, alvos da operação, participavam das atividades do grupo criminoso e também do financiamento de operações ilícitas.

O esquema

As contribuições mensais conhecidas como “caixinhas” eram cruciais para apoiar crimes como homicídios, tráfico de drogas e aquisição de armas. A polícia apurou ainda que os indivíduos exerciam a função de execução de atos para os membros do grupo criminoso que estão dentro do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).

“Nas outras fases desta operação efetuamos a prisão de várias lideranças e de diversos membros da facção, bem como o bloqueio de diversas contas bancárias. Através das buscas, conseguimos elementos essenciais para o enfraquecimento da organização criminosa, interrompendo seus fluxos de financiamento e operações ilícitas. Por fim, gostaria de agradecer a todos os policiais envolvidos na operação policial. Tem sido muito importante a integração das forças de segurança na luta contra o crime organizado”, disse o delegado.

Os materiais apreendidos serão submetidos a perícia detalhada para auxiliar na preparação de futuras operações.

A mulher presa será encaminhada para audiência de custódia.

Fotos: Polícia Civil/Divulgação