Polícia Militar do Amapá completa 78 anos de história nesta quinta-feira (17)
Acontece nesta quinta-feira, 17, às 7h45, a solenidade de aniversário de 78 anos da Polícia Militar do Amapá. O evento terá entrega de medalhas a policiais que se destacaram no ano de 2021, além de uma ação com serviços preventivos de saúde para os militares como: aferição de pressão, teste de glicemia, orientação farmacêutica, análise capilar, degustação de suplementação e sorteio de brindes.
A Polícia Militar do Amapá teve suas origens na Guarda Territorial, criada no dia 17 de fevereiro de 1944 pelo então Governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes. A Instituição foi elevada ao status de Polícia Militar no dia 26 de novembro de 1975 com a criação da Lei nº 6.270, pelo Presidente da República Ernesto Geisel, com a finalidade de manter a ordem pública, com base aos preceitos de disciplina e hierarquia.
Atualmente, a Polícia Militar do Estado está sob o Comando do Coronel José Paulo Matias dos Santos. Seu efetivo conta com mais de 3.300 policiais militares e 14 Batalhões, distribuídos na capital e no interior. ” Sua missão é realizar o policiamento ostensivo fardado, visando à preservação da ordem pública, por meio de práticas preventivas e repressivas imediatas da criminalidade, que assegurem o exercício dos poderes constituídos e que proporcionem a segurança social, com a nobre missão de servir e proteger a população do Estado do Amapá”.
Texto e foto: Ascom/PM – AP