Polícia Civil indicia detento do Iapen apontado por ordenar assaltos em Macapá
A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio (DECCP) concluiu nesta segunda-feira, 15, dois inquéritos que investigavam grupo apontado pela prática de assaltos em Macapá.
Segundo as investigações, um detento do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) seria o mandante dos crimes. O interno arregimentava criminosos de fora do presídio e ordenava os roubos.
As vítimas eram obrigadas a transferir dinheiro por meio de PIX para uma conta falsa criada pelo interno que utilizava dados não autorizados de uma pessoa residente no estado da Bahia.
O preso e mais três pessoas foram indiciados por roubo majorado pelo concurso de agentes e emprego de arma de fogo, associação criminosa e falsidade ideológica.
De acordo com o delegado Leandro Vieira Leite, titular da DECCP, através da investigação de quebra de dados bancários e telemáticos foi possível chegar a foto de cadastro da conta, levando a identificação do preso.
“No momento em que foi criar a conta, o detento fez uma selfie de dentro das instalações do presídio, possibilitando sua identificação. Investigamos dois crimes de roubo com seis vítimas. Foram transferidos cerca de R$ 5 mil à conta bancária que o detento utilizava ”, disse o delegado.
Os inquéritos policiais foram encaminhados ao Poder Judiciário.
Foto: PC/Divulgação