Polícia Civil do AP prende homem apontado como mentor do ‘Golpe do Miracema’
Nesta quinta-feira, 20, a Polícia Civil do Amapá prendeu, no bairro Marabaixo, zona oeste de Macapá, um homem de 50 anos, apontado como o mentor do chamado “Golpe do Miracema”. Ele é investigado por diversos crimes de estelionato. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão a Fraude Eletrônica (DRFE), com apoio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio.
De acordo com o delegado Anderson Silwan, titular da DRFE, o suspeito estava foragido desde abril de 2024, quando foi expedido um mandado de prisão preventiva devido ao seu envolvimento em golpes relacionados ao habitacional Miracema.
“O investigado começou a atuar no Conjunto Miracema no final de 2022, se passando por fiscal do município. Ele utilizava um veículo adesivado da prefeitura para verificar se havia moradores nas unidades habitacionais. Em uma dessas abordagens, uma mulher perguntou se havia como ser incluída na lista de contemplados. Ele afirmou que poderia inseri-la mediante o pagamento de uma ‘taxa’ de R$ 2.000, o que foi feito. Com a notícia da suposta facilidade, outras pessoas passaram a procurar a mulher, que, por sua vez, aceitou a proposta do investigado de receber comissões para intermediar os pagamentos. Eles criaram grupos de WhatsApp com centenas de pessoas, mantendo-as iludidas até a publicação oficial da lista de contemplados, quando perceberam que haviam caído em um golpe”, explicou o delegado.
Entre 2022 e 2023, algumas vítimas acabaram aderindo ao esquema, recebendo valores em troca de porcentagens, o que ampliou significativamente o número de lesados.
Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de fraude eletrônica e associação criminosa. O homem preso foi encaminhado à audiência de custódia.
Foto: PC/Divulgação