Polícia Civil do AP pede colaboração da população para localizar dois acusados de ordenar morte de missionário

Nesta segunda-feira, 3, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (DECIPE) divulgou as imagens de Michel da Silva Cardoso, de 32 anos, e Ana Maria Soares Cardoso, de 21 anos, investigados pelo homicídio do missionário Márcio Sousa da Silva, de 49 anos.

Michel da Silva Cardoso, 32 anos
Ana Maria Soares Cardoso, 21 anos

O crime ocorreu no dia 22 de outubro de 2024, no bairro Muca, zona sul de Macapá. Segundo o delegado Leonardo Leite, titular da DECIPE, os dois são suspeitos de mandar outras duas pessoas executarem o crime.

“No dia 23 de outubro de 2024,um dos autores foi preso em flagrante e disse que estava devendo R$ 350 para a organização criminosa proveniente de droga. Ele afirmou que recebeu a ordem de matar a vítima, caso contrário seria morto, sem ter sido informado sobre a motivação. O preso também informou que quem passou a arma de fogo para ele foi um menor. E que os mandantes seriam duas pessoas, maiores de idade. Foi instaurado o devido procedimento na DEIAI, e o menor foi apreendido no dia 01 de novembro de 2024. O adolescente relatou que um dos mandantes era “dono” de uma boca de fumo e que a outra mandante vendia droga no mesmo ponto. Foi expedido o mandado de busca, mas não foram encontrados os indivíduos”, explicou o delegado.

Ainda segundo a investigação, a possível motivação do crime seria o trabalho evangelístico realizado pela vítima na região. Conforme relato do irmão do missionário, ele costumava abordar jovens que consumiam e vendiam drogas na área, tentando convencê-los a abandonar o crime. Isso teria desagradado os traficantes, que chegaram a ameaçá-lo. No dia seguinte a uma dessas abordagens, houve uma operação da Polícia Militar no local, o que pode ter levado os criminosos a suspeitarem que a vítima teria denunciado a atividade ilícita.

Denúncias sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser feitas, de forma anônima e sigilosa, pelo disque-denúncia da DECIPE: (96) 99170-4302.

O crime

Vítima _ Foto: Reprodução

Márcio Sousa da Silva, de 49 anos, foi morto a tiros na tarde de 22 de outubro de 2024, na Rua Santos Dumont, no bairro Muca, zona sul de Macapá. Ele caminhava quando foi perseguido por dois indivíduos. Um deles o alcançou e efetuou os disparos. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Márcio tenta fugir, mas é atingido pelos tiros.

Fotos: Polícia Civil/Divulgação