Polícia Civil do AP pede colaboração da população para localizar dois acusados de ordenar morte de missionário
Nesta segunda-feira, 3, a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Pessoa (DECIPE) divulgou as imagens de Michel da Silva Cardoso, de 32 anos, e Ana Maria Soares Cardoso, de 21 anos, investigados pelo homicídio do missionário Márcio Sousa da Silva, de 49 anos.
O crime ocorreu no dia 22 de outubro de 2024, no bairro Muca, zona sul de Macapá. Segundo o delegado Leonardo Leite, titular da DECIPE, os dois são suspeitos de mandar outras duas pessoas executarem o crime.
“No dia 23 de outubro de 2024,um dos autores foi preso em flagrante e disse que estava devendo R$ 350 para a organização criminosa proveniente de droga. Ele afirmou que recebeu a ordem de matar a vítima, caso contrário seria morto, sem ter sido informado sobre a motivação. O preso também informou que quem passou a arma de fogo para ele foi um menor. E que os mandantes seriam duas pessoas, maiores de idade. Foi instaurado o devido procedimento na DEIAI, e o menor foi apreendido no dia 01 de novembro de 2024. O adolescente relatou que um dos mandantes era “dono” de uma boca de fumo e que a outra mandante vendia droga no mesmo ponto. Foi expedido o mandado de busca, mas não foram encontrados os indivíduos”, explicou o delegado.
Ainda segundo a investigação, a possível motivação do crime seria o trabalho evangelístico realizado pela vítima na região. Conforme relato do irmão do missionário, ele costumava abordar jovens que consumiam e vendiam drogas na área, tentando convencê-los a abandonar o crime. Isso teria desagradado os traficantes, que chegaram a ameaçá-lo. No dia seguinte a uma dessas abordagens, houve uma operação da Polícia Militar no local, o que pode ter levado os criminosos a suspeitarem que a vítima teria denunciado a atividade ilícita.
Denúncias sobre o paradeiro dos suspeitos podem ser feitas, de forma anônima e sigilosa, pelo disque-denúncia da DECIPE: (96) 99170-4302.
O crime
Márcio Sousa da Silva, de 49 anos, foi morto a tiros na tarde de 22 de outubro de 2024, na Rua Santos Dumont, no bairro Muca, zona sul de Macapá. Ele caminhava quando foi perseguido por dois indivíduos. Um deles o alcançou e efetuou os disparos. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que Márcio tenta fugir, mas é atingido pelos tiros.
Fotos: Polícia Civil/Divulgação