Policia Civil apreende balsa com mais de 40 búfalos transportados ilegalmente no AP
Uma balsa que transportava ilegalmente mais de 40 búfalos foi apreendida pela Polícia Civil na madrugada de quinta-feira, 12, no município de Santana, onde seriam levados a um matadouro municipal e abatidos de forma ilegal. Segundo investigações, os animais estavam vindo da comunidade de Santa Rosa, na região do Rio Araguari, em Tartarugalzinho.
Um homem foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) de Santana por desobediência e resistência ao tentar obstruir o trabalho policial.
De acordo com o delegado geral de Polícia Civil, Cézar Vieira, a ação aconteceu após o levantamento de informações pela Coordenadoria de Inteligência e Operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Ciop-Sejusp) em conjunto com a PC, que recebeu denúncia anônima sobre o transporte e abate ilegal dos bubalinos.
“No decorrer das diligências foi programada uma campana na quinta-feira, onde por volta de 4h30 da madrugada, a balsa chegou e realizamos a abordagem e a conferência dos animais”, explicou Vieira.
Após a apreensão, os animais foram levados para uma área dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, onde na sexta-feira, 13, foram separados, isolados, e estão sob os trabalhos da Polícia Civil, Polícia Científica (PCA) e da Diagro. As investigações continuam.
Fotos: Jorge Júnior/GEA