Poeira do Saara que atravessa o oceano Atlântico deve chegar ao Amapá, segundo Climatempo

Foto: Climatempo/Divulgação

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, desde a semana passada, a poeira do deserto do Saara, norte da África, atravessa o oceano Atlântico e está chegando sobre parte do Norte do Brasil. A previsão é que o estado mais atingido pela poeira esta semana seja o Amapá, mas ela vem como parte das nuvens de chuva. “A tendência é que essa poeira se desloque ao longo do próximos dias em direção ao extremo norte do Brasil” , afirma a empresa de meteorologia.

Segundo a Climatempo, esse transporte de poeira do Saara sobre o Atlântico tropical é comum e ocorre várias vezes todos os anos, mas com intensidade e abrangência diferenciadas. Mas em geral, a poeira não chega a ser vista caindo do céu ou soprada pelo vento e encobrindo objetos, reduzindo a visibilidade na nossa frente.

Outro destaque feito pela Climatempo é que a poeira do Saara fornece nutrientes para a floresta Amazônica, como o fósforo, que é essencial para a vegetação amazônica.  A nuvem de poeira viaja de oeste para leste, ou seja da África ao Brasil. Esses nutrientes chegam até a Amazônia através dos ventos alísios e pelo posicionamento favorável da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) nesta época do ano.

Fonte: climatempo.com.br