PF prende suspeito de armazenar imagens de abuso sexual infantil durante operação em Santana

A Polícia Federal prendeu, em flagrante, um homem de 53 anos, por armazenar imagens de abuso sexual infantil, no município de Santana. O mandado de busca e apreensão foi cumprido no bairro Hospitalidade durante a operação “Decepta” deflagrada na manhã desta segunda-feira, 13.

O trabalho de investigação contou com a participação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MP).

A Decepta é um desdobramento de uma investigação realizada dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) em junho de 2022. Nessa ação, os policiais apreenderam 19 aparelhos celulares, porções de drogas e bebidas artesanais produzidas pelos próprios detentos.

A partir da análise do material apreendido, a PF identificou um grupo especializado em extorsão, que criava perfis falsos na internet se passando por meninas menores de idade. Os alvos dos criminosos pediam fotos de conteúdo sexual e tentavam marcar encontros pessoais, sem saber que eram “fakes”.

“Quando os criminosos enviavam as fotos, uma terceira pessoa, que também fazia parte da organização criminosa, juntamente com a pessoa que se passava pela menor de idade, entrava em contato com o alvo, se passando por policial, exigindo que ele fizesse pagamento de uma determinada quantia. Caso não pagasse o que era exigido, o grupo ameaçava expor a identidade da pessoa e as conversas de cunho sexual na internet”, destacou a PF.

O investigado poderá responder pelo crime de armazenamento de conteúdo sexual infantil. Em caso de condenação, poderá cumprir uma pena de até 4 anos de reclusão, mais pagamento de multa.

Veja abaixa a entrevista com a delegadaTaylane Bezerra:

Fotos e vídeo: Polícia Federal/Divulgação