PF identifica quadrilha de tráfico internacional de drogas no Amapá
A Polícia Federal (PF) no Amapá divulgou nesta terça-feira, 18, o resultado da operação “Hidden”, que identificou a célula de uma quadrilha responsável por recrutamento de pessoas para o tráfico internacional de drogas.
Dois mandados de busca e apreensão foram realizados no município de Afuá, ilha do região de Marajó, com distância de condução fluvial de 116 quilômetros de Macapá – cerca de 2 horas de viagem.
A ação teve como alvo dois suspeitos, um de 29 anos e outro de 42, que seriam os líderes da organização criminosa na região. Segundo a Polícia Federal, um deles é ex-servidor público municipal de Serra do Navio, interior do Amapá.
De acordo com a PF, a quadrilha atuava no aliciamento de pessoas do Amapá para a ingestão de cápsulas contendo cocaína a serem levadas para a Europa. O serviço é conhecido no tráfico como “mulas humanas”.
A investigação aponta, ainda, que organização criminosa providenciava a logística de passagem e hospedagem de Macapá até São Paulo, então um terceiro ficava responsável por entregar a droga para ser ingerida e fornecimento de todo o aporte necessário, como compra de roupas e malas, para deixar os indivíduos com aparência mais luxuosa para levantar menos suspeitas.
A investigação iniciou com a notícia da prisão de dois indivíduos por tráfico internacional de drogas, ocorrido em 19 de outubro de 2021, em Lisboa – Portugal. Um dos indivíduos era morador de Serra do Navio e teria engolido 65 cápsulas contendo cocaína.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 48 anos de reclusão e pagamento de multa.
Fotos e vídeo: Polícia Federal/Divulgação