PF e Gendarmerie deflagram operação contra grupo criminoso suspeito de assassinar brasileiros em garimpo na Guiana Francesa; três são presos

A Polícia Federal, em parceria com a polícia francesa Gendarmerie, deflagrou nesta sexta-feira, 20, uma operação conjunta para desmantelar uma organização criminosa que atuava no garimpo de Boulanger, na Guiana Francesa. Três suspeitos foram presos no território francês e entregues à PF.

A operação teve início após uma denúncia de que criminosos fortemente armados haviam tomado controle da área de garimpo, fazendo diversos brasileiros reféns.

De acordo com informações preliminares, os brasileiros presentes na região foram rendidos pela organização, sendo forçados a trabalhar por até 24 horas sob ameaça constante de pistolas e fuzis.

Segundo as investigações, há indícios de que os indivíduos presos nesta ação façam parte do grupo criminoso, que também estaria envolvido no assassinato de mais de seis brasileiros que se recusaram a obedecer às ordens da facção. A PF informou que o trio estava na lista da Difusão Vermelha da Interpol.

As autoridades já iniciaram o processo de extradição dos presos para que sejam julgados no Brasil. Eles poderão ser responsabilizados pelos crimes de organização criminosa, homicídio doloso, trabalho escravo e tráfico internacional de armas. Se condenados, podem enfrentar penas de até 54 anos de prisão, além de multa.

Foto: PF/Divulgação