PF deflagra ação repressiva contra migração ilegal em Oiapoque
A Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira, 8, em ação repressiva contra migração ilegal em Oiapoque, no extremo norte do estado, região de fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa.
O trabalho também pretende inibir crimes que colocam em risco embarcações, que participam destas práticas.
A ação percorreu residências de pessoas envolvidas na migração ilegal de pessoas. As medidas já foram expedidas pela Justiça Federal.
Segundo a PF, a investigação iniciou quando uma brasileira desapareceu ao embarcar com destino ao Suriname. A embarcação chocou-se com uma pedra e a vítima caiu no mar. O restante da tripulação não sofreu graves consequências.
A mulher foi salva quatro dias depois por policiais da Guiana Francesa, que a encontraram em uma ilha por acaso. Ela informou que ficou boiando no mar por 12 horas e passou todos os dias na região inabitada sem comer ou beber água.
Ela foi internada e passou por um atendimento médico intenso para recuperação.
A embarcação não tem autorizações legais. O piloto e o dono do veículo marítimo não informaram as autoridades sobre o desaparecimento da mulher, por este motivo não houve ação de resgate.
Ainda de acordo com a Polícia Federal, os crimes podem chegar a pena de 10 anos de reclusão aos envolvidos, além do pagamento de multa.
Foto:PF