Pessoas são detidas por compra de voto, boca de urna e transporte de eleitor neste domingo; veja boletim do TRE-AP
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) divulgou mais um boletim sobre o 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Segundo as informações, desde o início da votação, 9 urnas foram substituídas em todo o Estado, um número considerado baixo, reflexo da renovação do parque de urnas no Amapá.
No que se refere ao fornecimento de energia, a CEA Equatorial informou que não houve registro de interrupções, tanto na capital quanto no interior. Para garantir o bom funcionamento durante o pleito, foi implementado um plano de ação com trabalho preventivo de manutenção da rede.
Desde as primeiras horas do dia, a Comissão de Fiscalização da propaganda eleitoral tem percorrido as ruas da região metropolitana de Macapá. Foram registradas 41 ocorrências de despejo de santinhos em frente a locais de votação. O material foi fotografado e os candidatos notificados.
Em relação ao fluxo de eleitores, a movimentação nos locais de votação foi tranquila no final da tarde. O projeto Conciliação Eleitoral, que atua na mediação de conflitos durante o pleito, lidou com 29 ocorrências na 2ª Zona Eleitoral e 21 na 10ª Zona Eleitoral até o início da tarde.
Ocorrências
O Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2024 (CICCE Amapá) recebeu 22 denúncias e encaminhou 11 infratores à delegacia de polícia, sendo 3 por transporte irregular de eleitores, 1 por boca de urna, 1 por recusa em cumprir orientações da Justiça Eleitoral e 1 por violação do sigilo do voto.
Tipos de incidentes registrados:
- Compra de votos: 20
- Boca de urna: 5
- Transporte de eleitores: 6
- Recusa em cumprir instruções da Justiça Eleitoral: 1
- Violação do sigilo do voto: 1
Valor apreendido: R$ 13.042
Foto: TRE-AP