Pesquisadores e estudantes do Ifap criam kit de energia solar portátil para extrativistas do Vale do Jari
Pesquisadores e estudantes de engenharia florestal do campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap) em Laranjal do Jari, desenvolveram um kit de energia solar portátil para extrativistas do Vale do Jari, no sul do Amapá.
O protótipo inovador, que foi apresentado durante a Feira de Negócios realizada na região, surgiu a partir de trabalhos de campo realizados pelo pesquisador Diego Armando Silva e alunos do Instituto com castanheiros locais.
A ideia era encontrar uma alternativa de fonte de energia que não agredisse o meio ambiente e atendesse às necessidades dos extrativistas que passam semanas ou até meses na floresta durante período de coleta.
“O kit de energia solar utiliza produtos recicláveis, como bombonas, para criar pequenos sistemas solares. O protótipo proporciona aos extrativistas a capacidade de ligar lâmpadas, carregar celulares, televisores e até mesmo freezers sem a necessidade de motores geradores poluentes. Isso não apenas melhora a qualidade de vida nos acampamentos, mas também reduz o impacto ambiental dessas atividades”, destacou o coordenador do projeto e pesquisador Diego Armando Silva.
Além disso, as placas solares também garantem a iluminação dos acampamentos durante a noite.
Segundo o Ifap, o projeto foi submetido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para o processo de validação de patente.
Fotos: Ifap/Divulgação