Pelo menos 15 casas correm risco de desabar no Aturiá por causa da força da maré; famílias recebem assistência

Pelo menos 15 casas correm o risco de desabar por causa da força do Rio Amazonas, na orla do Aturiá, no bairro Araxá, zona sul de Macapá. O alerta foi feito pelo Comitê de Respostas Rápidas do Governo do Amapá.

As famílias que foram atingidas estão sendo cadastradas para ter acesso a programas de habitação, aluguel social, kits de alimentos e higiene, além de outras ações de assistência emergencial.

O Governo do Estado informou que também disponibilizou uma escola estadual na zona sul como ponto de apoio para receber os moradores em caso de urgência.

As residências foram afetadas na tarde deste sábado, 10, e não houve feridos. Segundo a Defesa Civil, uma família precisou ser retirada do local imediatamente por conta da vulnerabilidade do imóvel e da presença de uma idosa com baixa visão.

Fazem parte da força-tarefa equipes das secretarias da Assistência Social e de Habitação, da Defesa Civil e Conselho Tutelar da Zona Sul.

“Estivemos na orla do Aturiá e conversamos com os moradores atingidos. Já mapeamos as famílias em situação de vulnerabilidade e vamos continuar dando assistência e acompanhando a situação. É importante que todo o amapaense receba esse suporte do Governo do Amapá, sempre que necessitar”, destacou Aline Gurgel, secretária de Assistência Social, .

A Defesa Civil avalia a estrutura das outras residências que ainda estão de “pé” e enfrentam a força da maré.

Foto: Erich Macias/GEA