Pela 1ª vez, Amapá exporta madeira certificada para Guiana Francesa

O Amapá deu início à exportação de madeira certificada para a Guiana Francesa, marcando a primeira vez que o estado envia o produto para o território francês. O transporte das 40 toneladas, realizado nesta quinta-feira, 4, é resultado da política de desenvolvimento bioeconômico e de relações internacionais implementadas pelo governo estadual.

A madeira exportada foi produzida pela TW Forest, empresa responsável pelo maior plano de manejo florestal sustentável do Brasil, no município de Mazagão. A exportação de produtos do Amapá para a Guiana Francesa pela ponte binacional reforça o compromisso dos governos do estado e da Guiana Francesa, firmados na retomada das relações internacionais durante as reuniões da Comissão Mista Transfronteiriça Brasil-França nos últimos dois anos.

Segundo o secretário de Estado de Planejamento (Seplan), Lucas Abrahão, a partir de agora, o Amapá pode garantir a exportação de produtos da bioeconomia para o comércio europeu, uma das tratativas defendidas pelo governador Clécio Luís durante a 13ª Comissão Mista Transfronteiriça, realizada em junho no estado.

“O Amapá, de fato, vai poder dizer que exporta produtos da sua bioeconomia, uma madeira que é fruto de um plano de manejo florestal sustentável, que dialoga com a comunidade do Maracá, que distribui renda e que tem certificações internacionais, como o FSC, PEFC e, claro, o nosso Selo Amapá. O Governo do Estado e o governador Clécio Luís têm se dedicado diariamente a construir relações com os nossos vizinhos de toda a região das Guianas. Estamos muito felizes aqui de ver a realização de uma decisão de cooperação internacional que se transforma em desenvolvimento econômico. Esse produto do Selo Amapá é só um dos primeiros que vai atravessar a ponte binacional sobre o rio Oiapoque e, sem dúvida alguma, o Amapá se tornará um exportador de produtos com valor agregado e qualificado”, garantiu o secretário. 

Os sistemas FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes) são as principais certificações internacionais de manejo florestal. O diretor-executivo da TW Forest, Welinton Conci, também comemorou o feito e destacou que o processo é resultado de muitos esforços.

“Esse processo acontece devido à integração que existe entre o trabalho do Governo do Amapá juntamente com da Guiana Francesa. Eu não tenho dúvidas que outras tantas oportunidades vão acontecer para todo o estado e consequentemente para nossa empresa que acredita nesse projeto que tem um tripé de sustentabilidade social, econômica e ambiental, atendendo mais de mil famílias do assentamento do Projeto de Assentamento Agroextrativista [PAE] Maracá”, no município de Mazagão. Acredito que a única forma de termos uma floresta em pé e conservada é fazendo manejo florestal sustentável”, declarou.

Com a exportação de madeira certificada às vésperas da COP30, o Amapá dá exemplo de como ser o estado mais preservado do Brasil e de como combater o desmatamento ilegal, preparando-se para as mudanças climáticas.

Fotos: Agência e Netto Lacerda/GEA