Patamo completa um mês de atuação no AP com mais de 40 prisões, 7 armas e mais de 1.300 porções de drogas apreendidas

A Polícia Militar divulgou nesta segunda-feira, 31, o balanço do primeiro mês de atividades da Companhia Independente de Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas (Patamo) que atua no Amapá desde o dia 27 de fevereiro. A base da companhia está localizada no Residencial Macapaba, na Zona Norte de Macapá.

“Temos tido excelentes resultados. No primeiro mês foram 33 boletins de ocorrência, diversos de tráfico de drogas, roubo, tentativa de homicídio. Conseguimos prender 44 infratores, a grande maioria, envolvidos e membros de facções criminosas. Esses números satisfatórios, mostram a competência dos policiais militares, a efetividade deste tipo de policiamento, além do planejamento feito pela Polícia Militar e pelo Governo do Estado. A tendência agora é só melhorar”, destacou o major Wendel Oliveira, comandante da Patamo.

Major Wendel Oliveira, comandante da Patamo-PM

Outros dados apresentados no balanço

  • Prisão de 4 foragidos através de cumprimento de ordem judicial;
  • Apreensão de 1.313 porções de substâncias entorpecentes;
  • Apreensão de 7 armas de fogo;
  • Cerca de R$ 3 mil em valores apreendidos;
  • Recuperação de 1 veículo com restrição de furto/roubo.

Trabalho especializado

A Patamo foi planejada para atender ao crescimento urbano do Amapá e as peculiaridades das áreas de moradias, especialmente as construídas em regiões de ressaca, que possuem passagens estreitas e de difícil acesso para viaturas convencionais. O policiamento com motocicletas permite uma resposta rápida em diversas ocorrências, superando congestionamentos e áreas de difícil acesso.

A Patamo conta com 35 veículos, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Funsep), e é composta por 53 militares altamente capacitados para o trabalho tático e operacional.

Atuação e abrangência

Diariamente, a companhia realiza ações preventivas e ostensivas com duas equipes operacionais, cada uma formada por quatro policiais. O trabalho é realizado em toda a Região Metropolitana da capital, abrangendo Macapá, Santana e Mazagão, e pode ser estendido a outros municípios conforme o planejamento estratégico da Polícia Militar.

A população pode contribuir com o combate à criminalidade através do telefone 190 e também pelo Disk Denúncia da Patamo: (96) 99177-6590. O sigilo é garantido.

Fotos: Netto Lacerda/Nagib