Patamo apreende drogas e prende suspeitos em operação contra facções criminosas em Macapá

Na noite deste domingo, 23, como parte da operação de enfrentamento a organizações criminosas (Orcrim), uma equipe do Patrulhamento Tático com Apoio de Motocicletas (Patamo) da Polícia Militar recebeu informações sobre festas de comemoração de facções criminosas em vários pontos da cidade. Um dos locais apontados foi o conjunto habitacional Miracema, na zona norte de Macapá, próximo a um comércio conhecido como ponto de tráfico de drogas.

Com o apoio de motocicletas, os policiais se deslocaram até o endereço e, ao chegarem, diversos indivíduos tentaram fugir. A equipe conseguiu conter um grupo de suspeitos e, durante a abordagem, identificou um homem monitorado por tornozeleira eletrônica que descumpria a decisão judicial ao permanecer fora do horário permitido. Com ele, foram encontradas 14 porções de substância análoga à maconha e 25 porções de substância análoga à cocaína. O suspeito recebeu voz de prisão e foi apresentado no Ciosp do Pacoval. Devido ao risco de fuga e ao alto grau de periculosidade da abordagem, foi necessário o uso de algemas, conforme estabelece a Súmula Vinculante nº 11 do STF.

Ainda no Residencial Miracema, a equipe do Patamo recebeu novas informações sobre intensa comercialização de drogas nas proximidades do Bloco 4, onde membros de uma organização criminosa estariam agindo. Diante da denúncia, as equipes da Companhia Independente de Motopatrulhamento (Patamo) foram ao local e encontraram vários indivíduos que demonstraram nervosismo com a chegada dos policiais, tentando fugir.

Durante a abordagem, foi realizada a busca pessoal nos suspeitos, e com um menor de idade foram encontradas seis porções de substância análoga à maconha e 16 porções de substância análoga à cocaína no bolso traseiro de sua bermuda. O menor foi apreendido e encaminhado às autoridades competentes.

Apreensão no Brasil Novo

Durante a operação, a equipe do Patamo também recebeu informações do serviço de inteligência da Polícia Militar sobre indivíduos reunidos em uma residência na Rua Seriguela, no bairro Brasil Novo, onde estariam efetuando disparos de arma de fogo para o alto e soltando fogos de artifício em comemoração ao aniversário de uma facção criminosa.

Ao chegarem ao local, os policiais avistaram dois suspeitos tentando entrar na residência, mas conseguiram interceptá-los antes que fugissem. Durante a busca pessoal, foram encontradas seis porções de substância análoga ao crack no bolso de um dos abordados, que confessou haver mais drogas dentro da casa. Como a porta estava aberta, os policiais entraram no imóvel e confirmaram a presença dos entorpecentes.

Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados à delegacia especializada para os procedimentos cabíveis. O uso de algemas foi necessário devido ao risco de fuga dos suspeitos, conforme a Súmula Vinculante nº 11 do STF.

Fotos: Patamo/Divulgação