‘Parque Residência’: lançada obra de novo ponto turístico de Macapá
Foi lançada nesta quarta-feira, 14, a obra de reconstrução e requalificação da Residência Oficial do Governo do Amapá, que será transformada em “Parque Residência”. O projeto inclui a criação de novos espaços com modernização, visando preservar e atualizar o patrimônio público, além de transformar o local em um dos principais pontos turísticos da capital, seguindo o exemplo de outros estados.
A reestruturação busca preservar a história do imóvel e implantar estruturas mais modernas, com espaços voltados para o turismo e a cultura. As obras serão realizadas em uma única etapa, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com previsão de conclusão em um ano.
“Além do prédio principal da residência, que vai ser todo preservado e restaurado, nós vamos ter outros ambientes que possam atrair pessoas e turistas, que possam contar um pouco a história do Amapá. Queremos criar um ambiente de memórias e trazer outros elementos para que as pessoas tenham o prazer de vir visitar. Será uma “residência parque”, que eu tenho certeza que vai ser o lugar mais bonito de Macapá. É um resgate da história, mas também uma projeção do futuro”, destacou o governador Clécio Luís.
O espaço, fechado há cerca de 10 anos, contará com vários ambientes de contemplação, restaurantes, galerias, cafeterias, playground para crianças e diversas oportunidades para empreendedores.
“Essa é uma proposta que está no Plano de Governo que surgiu a partir de diálogo com a comunidade e agora, depois de um ano e meio de gestão, de um intenso trabalho para a elaboração do projeto e captação dos recursos, a gente consegue lançar. Essa obra vai transformar essa antiga residência oficial em uma área de grande estrutura de desenvolvimento da economia criativa”, enfatizou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Foto: Marcia do Carmo/GEA