Parceria entre portos de Santana e Zhuhai, na China, cria nova rota comercial para o Amapá; primeiro embarque está previsto para dezembro
Uma aliança estratégica entre os portos de Santana, no Amapá, e Zhuhai, na China, está abrindo caminho para uma nova rota marítima de comércio, conectando o estado brasileiro ao mercado asiático. A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções ocorreu nesta segunda-feira, 4.
O acordo foi assinado em cerimônia realizada no Cine Teatro Municipal Silvio Romero, com a presença do governador em exercício, Antônio Teles Júnior, de representantes da Companhia Docas de Santana (CDSA) e do governo de Zhuhai. A iniciativa visa transformar o comércio na região amazônica, integrando o Amapá à rota Brasil-China.
“Conectar Santana a um dos principais centros produtivos da China é muito importante. Esse diálogo cria uma oportunidade no mercado internacional para que nós possamos ofertar o que se produz na região de Zhuhai para o Brasil. O desafio é fazer com que os portos de Santana possam estar inseridos na estratégia de acesso ao maior mercado consumidor do mundo”, destacou Teles Júnior.
Huang Jianping, representante do governo chinês, expressou otimismo: “Eu acredito que Santana e o Amapá vão crescer muito. Essa rota busca beneficiar os povos dos dois locais. Vamos preparar tudo para que o primeiro navio comece a rota em dezembro”.
A nova rota aproxima a Zona de Livre Comércio de Macapá e Santana da Zona de Livre Comércio de Gaolan, em Zhuhai, favorecendo a infraestrutura portuária de Santana e posicionando-a como um hub logístico estratégico. “Fortalecer as relações comerciais pelo Norte é altamente estratégico para o Brasil e a China,” afirmou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O primeiro embarque na nova rota está previsto para dezembro, com o envio de 75 toneladas de biofertilizantes da China para a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Na volta, o navio deve transportar grãos brasileiros para Zhuhai.
“Esta parceria é de grande importância para Santana e para o estado do Amapá. É uma excelente oportunidade para fazer crescer a economia. Estamos dedicando nosso empenho para que essa parceria dê certo. Queremos ser porta de entrada de biofertilizantes para o Brasil a partir da China”, declarou o prefeito de Santana, Bala Rocha.
Fotos: Max Renê/GEA