Parceria entre Ifap e Fundação Jari reabre o museu Casa do Jari em Monte Dourado (PA)

Uma parceria entre o Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, e a Fundação Jari permitiu a reabertura do museu Casa do Jari, no distrito de Monte Dourado (PA). A ação faz parte do termo de cooperação técnico – científico assinado pelas duas instituições.

O museu Casa do Jari conta a história do Vale do Jari, por meio de um acervo formado por peças em madeira, celulose, ferro, pedras, documentos históricos, fotografias, escritos, maquetes e fósseis. Objetos pessoais de personalidades e meios de comunicação também são destaques no museu. A proposta é, futuramente, criar, organizar e digitalizar o herbário, a xiloteca e o insetário Jari,  promovendo o acesso on-line aos objetos históricos.

O museu funciona com apoio do Ifap, que disponibiliza alunos da instituição para auxiliar na organização e catalogação dos itens históricos, no atendimento ao público, além de apoio especializado de professores do instituto na execução de projetos de pesquisas. 

O espaço é aberto a visitação às segundas, quartas e sextas feiras, no horário de 08 às 11:30. O interessado em conhecer o local pode agendar a visita por meio do e-mail: andreyabreu@fundaçãojari.org.br ou pelo telefone: 96991724746.

A união das instituições pretende desenvolver pesquisas no âmbito socioambiental, bem como avaliar impactos ambientais e sociais na região; apoiar eventos, visitas técnicas e expedições de pesquisa no Vale do Jari; envolver estudantes dos cursos das ciências naturais no monitoramento da biodiversidade dentre outras ações.

Por Tiago Ferreira, jornalista do Campus Laranjal do Jari