Parabéns à Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelos seus 105 anos!

Nossa coluna abre espaço hoje para parabenizar a Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amapá, pelos seus 105 anos de história, pregando o evangelho e realizando obras sociais e humanitárias. A data foi lembrada de uma forma bem especial, com a realização de uma ação social com diversos serviços gratuitos à população, realizada na manhã deste sábado (25), na Escola Estadual Santina Rioli.

A história da Assembleia de Deus no Amapá

Tudo começou no ano de 1909,  quando dois jovens suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, residentes nos Estados Unidos, saíram do país para realizar missões. “Em suas orações tiveram a chamada missionária e chegaram ao nosso país, a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910. Esses consagrados homens de Deus, com um pequeno grupo e humilde grupo de crentes, fundaram, em 18 de junho de 1911, Missão da Fé Apostólica, rebatizada, em 11 de janeiro de 1918, como Assembleia de Deus”.

No Amapá, o primeiro culto da Assembleia de Deus foi realizado em 1917. A igreja funcionava em pequena casa. A pedra fundamental do 1º templo foi lançada no dia 1º de abril de 1948.

“O primeiro culto da Assembleia de Deus só aconteceu mesmo em 27 de junho de 1917, com a chegada do Ev. Manoel José dee Matos Caravela, que com um grupo de seis pessoas realizou o primeiro culto protestante-evangélico em terras Tucujus. Na época, Macapá resumia-se a uma pequena vila com quase mil habitantes”(…) foram construídos uma casa de oração não de alvenaria, esta era pequena e o trabalho ainda não havia se expandido. Quando a expansão começou a acontecer, surgiu a necessidade de um templo maior e que funcionasse como sede”.

Primeiro templo da Assembleia de Deus no Amapá

Informações e fotos sobre a história da igreja são do blog do Pr Gesiel de Souza Oliveira

Pr Gesiel de Souza Oliveira – Vice Presidente da Assembleia de Deus Zona Norte