Operação reforça estratégia de desarticulação contra facções no Amapá

A Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Macapá durante uma nova operação denominada “Telum”, deflagrada nesta quinta-feira, 23, contra crimes ligados a facções atuantes no Amapá.

A ação percorreu os bairros Cidade Nova, na zona leste, e Jardim Felicidade, na zona norte, além do conjunto habitacional Jardim Açucena, na zona sul. Outros dois mandados de busca e de prisão preventiva foram realizados no Instituto de Administração penitenciário (Iapen).

Conforme a investigação, os alvos da operação são envolvidos com furtos de motores de popa, roubos, homicídios, porte ilegal de armas, associação para o tráfico e comercialização ilegal de armas.

A FTSP identificou, ainda, que os investigados são liderados por detentos do Iapen, e o esquema criminoso conta com a ajuda de parentes e amigos do grupo para o armazenamento do material ilícito.

As lideranças das facções, que estão presas no Iapen, planejavam os furtos e roubos, assim como a compra do armamento e o local de destino, usando subordinados, até então livres, para a comercialização.

Os investigados poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 20 anos de reclusão mais pagamento de multa.

Informações adicionais

A Telum é um desdobramento das operações “Alfaiate” e “Godzilla”, deflagradas em dezembro do ano passado e janeiro de 2023, respectivamente. Ambas tinham como objetivo principal o combate à comercialização de arma de fogo.

Fazem parte da FTSP as polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil (PC), além do Iapen e Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A ação contou ainda com a participação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) – do Ministério Público Estadual.

Foto e vídeo: Polícia Federal/Divulgação