Operação ‘Protetor’ desarticula plano de facção criminosa em Santana; três foram presos com arma e drogas
Equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA), que integra a operação “Protetor” em Santana, foi acionada na noite desta segunda-feira, 2, pela Coordenadoria de Inteligência e Operações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Ciop/Sejusp) para apurar denúncia anônima sobre um grupo envolvido em atos ilícitos na Travessa Américo Vespúcio, bairro Provedor 1.
A informação apontava que criminosos planejavam ataques a rivais com armas de fogo e realizavam comércio de entorpecentes. Também foi relatada a presença de um indivíduo conhecido como “Anjo Negro”, apontado como executor da facção e armado no local.
Com base nas informações, foi solicitado apoio da Companhia de Radiopatrulha do 4º Batalhão da Polícia Militar (CERPM/4º BPM). Durante o cerco, um homem armado fugiu para dentro de uma residência. Ao adentrar o espaço, a equipe verbalizou para que ele rendesse e se deitasse, o que foi atendido. Durante buscas no imóvel, localizaram uma mulher em um dos quartos. Em sua bolsa, havia uma quantia em dinheiro e grande porção de substância suspeita de ser crack.
O detido afirmou que aguardava outro cúmplice para realizar o ataque, também armado, com balaclava e drogas. O segundo foi capturado em flagrante em outro endereço, com materiais entorpecentes e balaclava. Todo o material apreendido foi apresentado no Ciosp de Santana.
Materiais apreendidos:
- 2 porções médias de substância suspeita de crack (250g);
- R$ 2.288 em espécie
- 3 celulares
- 1 faca
- 2 balaclavas pretas
- Munições calibre 38 intactas
- 1 revólver calibre 38 com numeração suprimida
Foto: GTA/Divulgação