‘Operação Protetor’ apreende mais de 4 mil porções de drogas e realiza 373 prisões em 11 meses no AP; veja balanço

A “Operação Protetor”, realizada pelo Ministério da Justiça em parceria com o Governo do Amapá, apresentou resultados expressivos no combate ao crime e na proteção ao cidadão, especialmente em áreas de fronteira. Em 11 meses, foram abordadas 43,5 mil pessoas, apreendidas 4,4 mil porções de entorpecentes e 69 armas de fogo, além de 373 prisões efetuadas.

A ação integrada também resultou em:

  • 1,5 mil barreiras estratégicas nas ruas;
  • 18,8 mil veículos fiscalizados;
  • 270 boletins de ocorrência registrados;
  • 99 mandados de prisão cumpridos;
  • 358 flagrantes apresentados em delegacias;
  • 98 prisões por tráfico de drogas;
  • 29 detenções por porte ilegal de arma de fogo.

Uma inovação da Operação foi a inclusão do trabalho pericial da Polícia Científica do Amapá, que realizou 29 análises fundamentais para as investigações.

Os esforços resultaram na redução de 35,4% dos crimes de roubo no estado entre janeiro e novembro de 2023 e 2024. Na Região Metropolitana, que inclui Macapá, Santana e Mazagão, as quedas foram de 35,9%, 35,8% e 42,9%, respectivamente.

Foto: Divulgação/Sejusp

“Com toda essa força operacional conseguimos dobrar o policiamento ordinário, ou seja, aquele que está todos os dias nas ruas. Além disso, especificamente a Operação Protetor, nos permitiu colocar equipes extras diariamente nas ruas, que atuam em áreas onde há maior incidência de crimes. Esse levantamento prévio é feito pelas nossas equipes de inteligência que direcionam esses policiais para evitar o cometimento de crimes violentos, entre eles o roubo, e, quando não conseguimos evitar, a resposta de ação para prender os criminosos tem sido muito rápida”, destacou José Neto, secretário de Segurança Pública do Amapá.

Foto: Jorge Júnior/GEA