Operação integrada prende casal suspeito de aplicar golpes milionários no AP e em mais oito estados
Na quinta, 28, e sexta-feira, 29, a Polícia Civil do Amapá, por meio da Delegacia de Repressão a Fraude Eletrônica (DRFE) e da 2ª Delegacia de Polícia de Santana (2ª DPS), realizou uma operação integrada com as polícias civis do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, que resultou na prisão de um homem de 40 anos e uma mulher de 59 anos. Ambos eram investigados por crimes de estelionato praticados de forma reiterada em diversos estados.
As investigações tiveram início em agosto deste ano, após diversas vítimas em Macapá e Santana registrarem ocorrências relacionadas a golpes aplicados por um indivíduo que se apresentava como empresário e mecânico do setor náutico.
Modus Operandi
O suspeito ganhava a confiança de pessoas do ramo náutico e oficinas mecânicas, induzindo-as a realizar pagamentos por serviços inexistentes em embarcações. Além disso, convencia outras vítimas a investir na suposta compra de veículos automotores de leilão. Os valores eram recebidos em espécie ou via PIX, transferidos para a conta bancária da investigada.
Desde 2020, os golpes causaram prejuízo superior a R$ 500 mil, afetando vítimas nos estados do Amapá, Amazonas, Alagoas, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Prisões coordenadas
Após intenso trabalho de investigação, o suspeito foi localizado em Rio das Ostras (RJ) com o apoio da 78ª Delegacia de Polícia de Niterói, sob a coordenação do delegado Gabriel Poiava. No momento da prisão, o homem já havia feito novas vítimas utilizando o mesmo método.
A mulher foi presa em Petrolina (PE) em uma operação conjunta com o CATTI, o Núcleo de Inteligência da 17ª Coordenadoria de Polícia de Juazeiro (PC-BA) e a equipe policial local (PC-PE).
As investigações seguem para identificar outras vítimas e aprofundar as apurações sobre a atuação da dupla.
Foto: PC/Divulgação