Operação desarticula esquema de tráfico de drogas em pontos turísticos de Macapá

A Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) percorreu quatro bairros de Macapá nesta sexta-feira, 28, durante a operação “Andes”, que visa desarticular um esquema de tráfico de drogas em pontos turísticos da capital.

Os cumprimentos de mandados de busca e apreensão ocorreram em residências localizadas no Centro, Cidade Nova, Perpétuo Socorro e Pacoval.

De acordo com a FTSP, a investigação iniciou no dia 21 de outubro de 2022, quando então um vendedor ambulante, de 34 anos, foi preso com cocaína e materiais utilizados no tráfico escondidos na barraca de batata frita da companheira.

O trabalho de apuração aponta que o ambulante vendia a droga na orla da cidade e ainda fornecia para outro homem, que traficava em outro importante ponto turístico de Macapá, o Mercado Central.

A investigação identificou três sujeitos com fortes indícios de serem os principais fornecedores do investigado, em decorrência da grande quantidade que era vendida para suspeito.

Segundo o delegado Bruno Belo, da Polícia Federal, mais de 3 quilos de entorpecentes foram apreendidos ao longo da operação, entre cocaína, maconha tipo skunk, crack e MD [droga sintética], além de armas de fogo, munição e R$ 7 mil.

“Dois indivíduos investigados foram presos em flagrante, nessa operação, por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo”, complementou o delegado.

Os envolvidos poderão responder pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 25 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

A FTSP é composta pelas polícias Federal (PF), Rodoviária Federal (PRF), Militar (PM) e Civil (PC), além do Instituto de Administração Penitenciário (Iapen) e Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A ação contou ainda com a participação do Ministério Público Estadual.

Veja abaixo a entrevista do delegado Bruno Belo, da PF:

Fotos e vídeo: Polícia Federal/Divulgação