Operação da PF e Ibama combate garimpo ilegal e prende comerciante por venda de mercúrio em Tartarugalzinho

Nesta quinta-feira, 16, a Polícia Federal, com apoio do o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou uma operação de fiscalização em resposta a uma denúncia de garimpo ilegal na região de Tartarugalzinho, no local conhecido como Morro do Macaco, onde havia licença apenas para pesquisa mineral.

Ao chegarem, as equipes identificaram trabalhadores em atividade que fugiram ao perceber a aproximação da fiscalização. No local, foram encontrados cerca de 16 motores em operação, evidenciando a prática de garimpo, em desacordo com a licença concedida. Os equipamentos foram inutilizados pelos policiais.

Na área urbana de Tartarugalzinho, a fiscalização também inspecionou um comércio apontado como fornecedor de mercúrio, material amplamente utilizado em garimpos ilegais. O proprietário do estabelecimento, de 46 anos, foi flagrado com o produto e preso em flagrante. Ele foi conduzido à Superintendência da Polícia Federal e permanece à disposição da Justiça.

A ação causou um prejuízo estimado em R$ 300 mil aos responsáveis pelas atividades ilegais, com a destruição dos equipamentos encontrados.

Fotos e vídeo: PF/Divulgação