Operação da PF combate garimpo ilegal em área equivalente a mais 100 campos de futebol no AP

A Polícia Federal deflagrou na quinta-feira, 26, e na sexta-feira, 27, a operação “Divertere” de combate ao garimpo ilegal dentro do Parque Nacional do Tumucumaque, numa área localizada entre o município de Calçoene e a reserva indígena Waiãpi, no norte do Amapá.

A ação contou com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Brasília e do Grupo Tático Aéreo (GTA). Essa é a terceira operação deflagrada pela PF neste ano para combater a extração ilegal de ouro e outros crimes ambientais no estado.

A polícia identificou que a atividade garimpeira desmatou, em poucos meses, uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, equivalente a mais de 100 campos de futebol.

Durante a operação, foram apreendidas escavadeiras hidráulicas e diversos motores bombas, totalizando mais de 2,5 milhões de prejuízo aos que exploram ilegalmente a área.

Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da união e extração ilegal de minérios. Em caso de condenação, poderão pegar uma pena de até 10 anos de reclusão e pagamento de multa.

Veja abaixo a entrevista com o delegado da Polícia Federal, Lucas Marcolini, :

Fotos e vídeos: Polícia Federal/Divulgação