Operação Ágata: Amapá envia policiais militares para apoio ao Exército em ações na fronteira

Nesta segunda-feira, 30, o Governo do Amapá enviou agentes e viaturas da Polícia Militar (PM-AP) para apoiar o Exército Brasileiro na Operação Ágata Norte 2022, que acontece de 1º a 9 de junho, na área de faixa de fronteira com o departamento ultramarino da Guiana Francesa, pertencente à França. O objetivo é reprimir a prática de delitos transfronteiriços e ambientas.

A Operação do Exército conta com o apoio do efetivo da PM-AP para executar o policiamento ostensivo nas diversas modalidades, promovendo segurança para a comunidade, procedendo de acordo com as técnicas policiais utilizadas pelas unidades operacionais da corporação.

A Operação abrange os municípios de Oiapoque, Calçoene, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari. A comandate da PM-AP, coronel Heliane Braga, explicou que os policiais já estão se deslocando para o interior do estado. Ela ressaltou que as equipes especializadas da PM darão apoio ao Exército que é quem coordena a ação.

Participam, ainda, em apoio, a Polícia Federal, Marinha do Brasil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Fundação Nacional do Índio (Funai).

(Ascom/Gea)