Obras de arte são furtadas da Galeria Samaúma no bairro Araxá, em Macapá
A Galeria de Artes Samaúma, localizada no bairro Araxá, em Macapá, foi mais uma vez alvo de arrombamento. A ação de criminosos aconteceu na madrugada deste sábado (3). Foram furtadas obras de arte e diversos equipamentos de artistas, um prejuízo de mais de R$ 4 mil reais.
O artista plástico e artesão, Wagner Ribeiro, é o responsável pela manutenção das exposições, e sem condições de investir em equipamentos de segurança, disse que tem encontrado dificuldades de garantir a salvaguarda das obras expostas no espaço. Segundo Wagner, essa é a quinta vez que a Galeria é alvo de bandidos.
“A Galeria Samaúma ocupa um dos equipamentos do Parque Marlindo Serrano, no Araxá, há 9 anos, e já foi arrombada 5 vezes, duas em menos de um mês, mas nessa é a primeira vez que levam obras de arte. Foram furtados diversos trabalhos de artistas, algumas peças já estavam emolduradas. Levaram obras do fotógrafo Aluizio Cardoso e do artista plástico Abmael, entre outros. Quatro mil reais em obras de arte, e em torno de 700 reais em ferramentas e objetos. O prejuízo foi um dos maiores que já aconteceu”, destacou.
Wagner Robeiro disse que o prédio improvisado, onde funciona a sede da Galeria Samaúma, pertence à Prefeitura de Macapá, que essa semana anunciou que já tem recurso federal destinado para reforma das Galerias Samaúma, no Araxá, e Trokkal, na praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá.