O Amapá deve receber nesta quarta-feira, 5, novo lote de antiviral usado no combate à influenza para conter avanço de casos
Além da Covid-19, outra preocupação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (Coesp) são os casos de síndromes gripais que subiram para 598%, com mais de 14 mil casos registrados, só em Macapá. Segundo o relatório do comitê cientifico, dos casos registrados no interior do estado, Calçoene possui o maior índice com 1.862 registros, na variação dos meses de novembro e dezembro. Os números deixam os órgãos estadual e municipais de vigilância e assistência em saúde em alerta.
De acordo com o governo, nos últimos dias do ano de 2021 e no início deste ano, foram distribuídos nos municípios 5,9 mil comprimidos do remédio Tamiflu, antiviral que combate a influenza, como uma das medidas para conter o avanço de casos de síndromes gripais, que têm tido um surto em todo o estado.
Tamiflu é um antiviral que impede a multiplicação e bloqueia as ações dos vírus da influenza A e B. O remédio inibe a liberação de vírus de células já infectadas, assim como a entrada do vírus em células ainda não infectadas e a propagação do vírus no organismo. O tratamento é dividido em três dosagens, 30mg e 45mg para crianças e adolescentes, respectivamente, e 75 mg para adultos.
O medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde e regularmente distribuído ao longo do ano para as unidades de saúde, tanto do município, quanto do Estado, sendo armazenado na Central de Armazenamento Farmacêutico (CAF) do Governo, sob responsabilidade da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) com a Unidade de Doenças Transmissíveis, que monitora os casos.
Por causa do aumento significativo de casos, a SVS realizou novos pedidos do medicamento ao Ministério da Saúde. Está previsto para esta quarta-feira, 5, a chegada de mais 20 mil comprimidos, que serão distribuídos para as unidades de saúde e municípios.
Fonte e foto: Ascom/ Gea