Novo trapiche será construído na comunidade Lontra da Pedreira para escoamento da produção agrícola
O prefeito Dr. Furlan assinou nesta segunda-feira (21), a ordem de serviço que autoriza a construção do trapiche no distrito Lontra da Pedreira. A obra era um pedido antigo da comunidade, que fica cerca 30 quilômetros de Macapá. A região é conhecida pela produção agrícola, tendo como principal produto o açaí.
“Muitas famílias vivem da produção de açaí e agora nós teremos um porto que vai permitir o desenvolvimento da cadeia econômica e produtiva. Teremos condições de aumentar a produção e industrialização do açaí. Além disso, temos também o social, a geração de emprego dentro da comunidade”, ressalta o prefeito.
A obra foi um pedido recebido pela Secretaria Municipal de Mobilização e Participação Popular (Semmopp). Uma equipe esteve na comunidade em agosto de 2021, para conversar com os moradores e identificar as principais necessidades do local.
“Sabemos que esse porto é muito importante para vocês, a nossa gestão tem trabalhado para aquelas pessoas que mais precisam. Por muitos anos, a comunidade batalhou e pediu para essa construção e a partir de hoje vai virar realidade. Vai trazer dignidade para os trabalhadores”, reforça a secretária Rayssa Furlan.
Obra
O trapiche será construído em madeira e terá 224 metros, sendo 20 metros para dentro do rio, que vai permitir o embarque e desembarque de mercadoria e pessoas com segurança. A passarela irá melhorar a mobilidade da comunidade e facilitará a atração de barcos pequenos.
A obra será executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) com recurso do tesouro municipal no valor de R$ 726 mil. A previsão de conclusão é com 30 dias.
Pavimentação
Além do trapiche, a Prefeitura de Macapá trabalha em mais um benefício para a região da Pedreira, a pavimentação dos ramais de acesso. Nesse pacote serão atendidas as comunidades de Abacate da Pedreira, Lontra da Pedreira e Santo Antônio da Pedreira. A obra de mobilidade será executada com emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Vinícius Gurgel (PL) no valor total de R$ 2,9 milhões. A cerimônia de assinatura da ordem de serviço do trapiche contou com a presença da comunidade, de secretários municipais e dos vereadores Alexandre Azevedo, Claudio Góes e Paulo Nery.
Texto e foto: Ascom/PMM