Novo Hospital Regional de Porto Grande conta com tecnologia de ponta e atenderá cinco municípios do AP

O governador do Amapá, Clécio Luís, entregou nesta segunda-feira, 26, o novo Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva, em Porto Grande. A unidade de saúde possui uma estrutura moderna e equipamentos tecnológicos para atendimento de alta e média complexidade.

O hospital irá atender moradores de Porto Grande, Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho, oferecendo atendimentos ambulatoriais, serviços de internação, pediatria, maternidade, urgência, exames de imagem e cirurgias de grande e médio porte.

O Novo Hospital Regional é o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades. Além disso, o espaço possui uma ampla estrutura que recebeu novas mobílias, computadores e equipamentos para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

“Estou muito feliz em poder fazer essa entrega histórica para a população amapaense. Por muitos anos, a população aguardou por este instante. A saúde precisa ser resgatada em sua integralidade e o Hospital Regional vai cumprir o seu papel de média e alta complexidade, com prontuário digital eletrônico e com tudo o que há de melhor. E ao atender os pacientes, esse hospital vai passar uma mensagem, isso aqui é hospital público e funciona, é do SUS e funciona”, destacou Clécio Luís.

A unidade conta, inicialmente, com 34 leitos, sendo 18 divididos nas alas de internação masculina, feminina e de pediatria. O hospital será referência em atendimento hospitalar nas especialidades médicas de ortopedia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e cirurgia geral, com gestão pela Fundação de Saúde do Governo do Amapá (Fundesa).

A primeira etapa da obra foi coordenada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), com recursos do Tesouro Estadual e de compensação ambiental pela Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão. A segunda, já está obras, prevê a ampliação para 185 leitos, salas cirúrgicas, Unidade de Terapia Intensiva e heliponto para agilizar o transporte de pacientes em casos de urgência.

Fotos: Márcia do Carmo/GEA