‘Nosso modelo de negócio e base econômica é similar à italiana que privilegia os pequenos negócios’, destaca presidente do Sebrae Josiel Alcolumbre em missão na Itália

A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, o presidente do Conselho, Josiel Alcolumbre, o vice-governador do Amapá, Antônio Teles Júnior, o deputado federal, Dorinaldo Malafaia, que representou oficialmente o parlamento brasileiro, a diretora de operações do Senai, Alyne Vieira, o secretário de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, Lucas Abrahão, lideraram a missão que percorreu as principais regiões produtivas e de negócios formadas por micro e pequenas empresas na Itália, no período de 3 a 11 de novembro.

De acordo com o presidente Josiel Alcolumbre, o Sebrae, o Senai e o Governo do Estado desenvolverão cadeias produtivas prioritárias para que os produtos possam entrar no mercado internacional.

“Agora entraremos numa etapa de planejamento e atendimento as empresas, fazendo consultoria em design de inovação de produto, processo, transferência de tecnologia com as pequenas indústrias e pequenas empresas da Itália, e também com os institutos tecnológicos de lá”, destacou.

Negócios

Segundo ele, o modelo de negócio e a base econômica amapaense é similar à base econômica italiana que privilegia os pequenos negócios; e que o trabalho é pela industrialização, pelo Amapá que vai desenvolver negócios e fazer negócios com outros estados e outros países, respeitando a biodiversidade, cuidando do meio ambiente, mostrando a cultura, a educação e a inventividade do amapaense.

“Na cadeia produtiva da madeira, queremos incentivar os pequenos negócios a produzir partes, peças e componentes de alto valor agregado para compor os móveis italianos, referência mundial de qualidade, a partir da madeira certificada e com informação de design para que não tenhamos mais que mandar nossa madeira bruta para outros países que a beneficiam e comercializam por até cem vezes mais que o valor original. Queremos que o amapaense consiga fazer esses negócios, aprenda a aplicar design, criatividade e acabamento. É essa a relação que teremos com a academia italiana”, declarou Josiel Alcolumbre.

Acordo

A partir da assinatura do Acordo de Cooperação com a Região de Marche, a parceria com o Centro Tecnológico para o setor de Madeira e Móveis (Cosmob) permitirá ao Sebrae promover a transferência tecnológica e capacitação das empresas amapaenses, fornecendo serviços tecnológicos nas áreas de qualidade, inovação, design, melhoria do processo produtivo e das competências técnicas e profissionais.

A expectativa é viabilizar uma exposição de produtos no Salão do Móvel de Milão em abril de 2024 e já demonstrar para o mercado internacional todo o potencial e oportunidades de negócios das empresas amapaenses.

Outros desdobramentos da missão foram articulados com a Embaixada do Brasil na Itália que irá impulsionar o Amapá e seus produtos no cenário internacional em eventos institucionais estratégicos como a Noite do Chocolate Brasileiro, a mostra Casa Brasil, a arte indígena na mostra de Veneza, uma mostra gastronômica e principalmente, uma mostra de produtos amapaenses que valorizem a biodiversidade, a sustentabilidade, a cultura e a história do estado.

O Sebrae e outras entidades como universidades, institutos tecnológicos e os governos formarão uma rede de parceiros na Itália e no Brasil para ajudar a desenvolver as cadeias produtivas e as micro e pequenas empresas que a princípio serão as dos setores de madeira e móveis, e posteriormente, a de alimentos.

Presidente do Sebrae, Josiel Alcolumbre, e prefeita de Pesaro – Urbino, Emanuela Saveria Greco

Conselho

O presidente Josiel Alcolumbre destaca os membros representantes das 15 entidades que compõem o Conselho do Sebrae, que confiaram na Missão Amapá-Itália e que farão com que o estado tenha um avanço significativo no mercado internacional, junto com o governo e com a bancada federal.

“Os componentes do Conselho do Sebrae nos delegaram a missão de buscar alternativas de crescimento, conhecimento, inovação e tecnologia. Teremos a oportunidade de mostrar para a Europa e para o mundo, em abril do ano que vem, móveis feitos com resíduo de madeira e de reflorestamento, agregados com Design, qualidade e acabamento. Foi isso que fomos buscar na Itália, na Região de Marche, no Centro Tecnológico Cosmob, na academia italiana, na Universidade Católica de Milão e na Embaixada do Brasil. Agradecemos a recepção, pois acompanharam essa missão junto com o Itamaraty para realizar as ações que convenhamos seja com a academia ou com o governo regional de Marche”, concluiu.

Foto: Sebrae Amapá/Divulgação