No AP, cerca de 4 mil agentes da segurança pública vão atuar nos eventos de fim de ano
A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou nesta sexta-feira, 22, o esquema segurança para as festas de fim de ano. O planejamento conta com cerca de 4 mil agentes que vão atuar em todo o estado durante os dias 29 a 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024.
A atuação da Polícia Militar (PM) vai envolver mais de 2 mil homens, incluindo os militares da operação “Papai Noel”, que segue até o dia 31 de dezembro.
As equipes concentram o trabalho em patrulhas, policiamento preventivo e ostensivo, bloqueio de trânsito, além da interdição de vias com os batalhões especializados de Policiamento de Trânsito (Bptran) e Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), em apoio ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Com relação ao efetivo do Corpo de Bombeiros, 410 militares serão disponibilizados pela corporação para atuar nos atendimentos de primeiros socorros, pré-hospitalar, busca e salvamento, combate a incêndio, guarda-vidas e vistorias nas estruturas dos eventos.
Quanto à Polícia Civil, 44 agentes darão reforço nas ações de inteligência, registro de boletins de ocorrências, atendimento nas delegacias especializadas e investigações.
A Polícia Científica do Amapá (PCA) também vai atuar com 117 servidores, entre peritos criminais, médicos legistas, papiloscopista e assistentes, para o trabalho de perícias em caso de acidentes de trânsito e locais de crimes.
Equipes da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), Guarda Civil de Macapá e da segurança privada darão apoio nas ações. São ao todo 1.115 pessoas.
O planejamento conta ainda com sistema de monitoramento eletrônico para identificar suspeitos como os que usam tornozeleiras eletrônicas que estejam nos locais festivos descumprindo as ordens judiciais.
“A população pode comparecer aos eventos que haverá ampla segurança com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica, Polícia Civil, todo o aparato foi pensado para cada dia, em cada evento. Fizemos este estudo para garantir a tranquilidade das famílias a exemplo da experiência muito boa que tivemos na Exporfeira”, destacou Marko Scaliso, secretário em exercício da Segurança Pública.
Dicas de segurança
- Não levar garrafas de vidro
- Cuidado com o celular e outros objetos de valor como jóias, evite a exposição
- Não seja inconveniente. Importante lembrar que importunação sexual é crime que pode resultar em prisão em flagrante
Confira a programação do Réveillon 2024
Sábado (30 de dezembro)
Local: Rodovia do Centenário, Zona Norte de Macapá
- Carabao
- Trepidante
- Artistas locais
Local: Praia da Fazendinha
- Zeca Baleiro
- Artistas locais
Domingo (31 de dezembro)
Local: Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
- Chico César & Geraldo Azevedo
- Leonardo
- Zé Vaqueiro
- Ana Castela
- Escolas de samba do Amapá
- Artistas locais
Segunda-feira (1º de janeiro)
Local: Anfiteatro da Fortaleza de São José de Macapá
- Tiee
- Mari Fernandez
- Felipe Amorim
- Artistas locais
Fotos: Nayana Magalhães/Gea