‘Nicolás’: Receita Federal deflagra operação contra venda de produtos piratas em Macapá e Santana

A Receita Federal deflagrou nesta terça-feira, 5, a operação “Nicolás” no centro comercial de Macapá e Santana, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.

O alvo da fiscalização é o comércio de mercadorias “piratas” com o objetivo de tirar de circulação esses produtos que prejudicam a indústria nacional e o comércio local.

De acordo com a RF, a pirataria lesa comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, pois os tributos são sonegados e deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.

Além da perda das mercadorias apreendidas, após todo o trâmite legal com o legítimo direito de defesa assegurado, os responsáveis podem ainda ser alvo de Representação Fiscal para Fins Penais a ser dirigida ao Ministério Público Federal, por prática que se constitui crime, nos termos da legislação vigente no país.

O nome da Operação “Nicolás” é uma referência a São Nicolau, figura relacionada ao Papai Noel e ao período natalino. Nicolás seria no linguajar falado no Paraguai, país de onde são provenientes muitas mercadorias contrafeitas.

Foto: Ascom/Receita Federal