‘Mute’: 5ª fase de operação nacional é realizada no Iapen

Iniciou nesta quarta-feira, 24, no Amapá, a 5ª fase da operação “Mute” para a retirada de celulares em poder de detentos dentro do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).

A ação ocorre em todo país sob a coordenação do Ministério da Justiça através da Secretaria Nacional de Políticas Penais. O objetivo é combater a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir os índices de violência no país.

A intervenção conta com a participação de 50 policiais penais do Iapen, além  do apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e Grupo Tático Aéreo (GTA).

“No Amapá, a operação está sendo acompanhada por policiais penais federais da Senappen e iniciou com buscas no pavilhão F3, dos presos do regime fechado onde estão custodiados aproximadamente 300 apenados. Foram mobilizados 50 policiais penais do Iapen neste primeiro dia de operação. No início da manhã, 20 policiais penais do Grupo Tático Prisional (GTP) entraram no pavilhão e realizaram a extração dos presos. Todos os alojamentos devem ser revistados até o final do dia”, destacou Luiz Carlos Gomes, diretor do Iapen.

Na vistoria realizada pela manhã, foram apreendidos celulares, entorpecentes e outros materiais ilícitos. As buscas continuam durante todo o dia.

As inspeções no presídio seguem até sexta-feira, 26.

“Várias medidas têm sido adotadas desde o início da gestão para impedir o acesso dos presos à comunicação externa, e a participação do Amapá em todas as fases da Operação Mute é um reconhecimento que estamos integrados à Política Nacional de Combate aos grupos criminosos. Não vamos recuar. Um presídio seguro e controlado reflete positivamente na segurança da população”, concluiu.

Foto: GTA/Divulgação

Fotos: Sejusp/divulgação