Museu Histórico do Amapá Joaquim Caetano da Silva abre no feriado de 13 de setembro; conheça a história do ex-Território
O Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva estará de portas abertas nesta quarta-feira, feriado de 13 de setembro, das 9h às 18h, para receber o público que deseja conhecer mais a história do ex-Território Federal do Amapá.
O espaço abriga material bibliográfico, documentos, fotos, peças, vestimentas, material arqueológico, além do acervo sobre o ex-Território, como artefatos no Núcleo Janary Gentil Nunes, que incluem mesa de trabalho utilizado pelo ex-governador, documentos, fotos, livros pessoais, entre outros itens.
A edificação foi a primeira residência do governador e é o terceiro prédio mais antigo do estado, tendo sido fundado em 1895.
“O visitante vai encontrar peças do primeiro governador, além de conhecer todo o processo de mineração, como foi a chegada da empresa Icomi, a construção da hidrelétrica, tudo que integra essa história do território e do Amapá, que está comemorando 80 anos. O prédio onde o Museu está, tem uma relevância histórica, é o terceiro mais antigo do estado, datando de 1895, e quando foi criado o território federal, o governo que foi instalado aqui, também já foi a Intendência, prefeitura, delegacia e até jornal”, destacou Simone de Jesus, coordenadora de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado de Cultura do Amapá.
O Museu fica na Avenida Mário Cruz, nº 0376, no Centro de Macapá. A entrada é gratuita.
Foto: Jorge Junior e Rafaela Bittencourt/GEA